A Universidade Popular de Ferreira do Alentejo e o Grémio Ibérico Cultural e Social acordam a programação para 2024 das Conversas de Pé de Orelha nas Instalações da Universidade, sempre presididas pelo Presidente da autarquia local Dr. Luís Pita Ameixa.

19 JANEIRO | 21h

A Universidade Popular de Ferreira do Alentejo e o Grémio Ibérico Cultural e Social, efectuaram a apresentação do projecto pelos Associados: Ana Tavares Mello, vice-presidente Associação Grémio Ibérico Cultural e Social e do Associado Ricardo Sousa. Seguiu-se o lançamento do livro “Nunca Estamos Sós/Solos” da autoria de vários autores, um relato de vivências durante a pandemia, apresentado por Inácio Ludgero presidente do Grémio Ibérico Cultural e Social.

Fotos de Inês Viriato/Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e de Gabriela Fernandes.

15 MARÇO | 21h

Conversa sobre o tema “O papel da mulher na Maçonaria” proferida por Maria José Matos, Historiadora, Cármen Vasquez, licenciada em Antropologia e Gabriela Fernandes, Engenheira Civil na, com apresentação de Inácio Ludgero, Presidente do Grémio Ibérico Social e Cultural, Manuel Rajo, Presidente do Conselho Fiscal do Grémio Ibérico Cultural e Social. Conversa proferida na Universidade Popular de Ferreira do Alentejo.

Fotos de Inês Viriato/Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.

5 ABRIL | 21h

Conversa sobre o tema “À conversa com um militar de Abril” proferida pelo Coronel João Andrade da Silva, na Universidade Popular de Ferreira do Alentejo.

Fotos de Inês Viriato/Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.

19 ABRIL | 21h

Conversa sobre o tema “A cantiga ainda é uma arma?” proferida por António Manuel Ribeiro, seguida da actuação dos UHF, no Centro Cultural Manuel da Fonseca em Ferreira do Alentejo.

Fotos de Inês Viriato/Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.

12 AGOSTO | 18h

12 Dias com os Mártires do Silêncio”: Inauguração da exposição fotográfica de Inácio Ludgero, na Universidade Popular de Ferreira do Alentejo.
A exposição que conta a história do referendo em Timor-Leste, 25 anos depois (31-08-1999), com a conferência “O referendo em Timor passados 25 anos” proferida pela Embaixadora Ana Gomes.

Fotos de Inês Viriato/Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.

11 OUTOBRO | 21h

Conversa sobre o tema “A Europa: essa desconhecida!” proferida pelo Dr. José Pacheco Pereira, na Universidade Popular de Ferreira do Alentejo.

25 OUTOBRO | 21h

Conversa sobre o tema “A Diplomacia e a vida” proferida pelo Embaixador Francisco Seixas da Costa, na Universidade Popular de Ferreira do Alentejo.

8 NOVEMBRO | 18h30

Em parceria com a Fundação Ara Solis da Corunha, que tem um protocolo assinado como a Universidade Popular e com o Grémio Ibérico Cultural e Social, realizou-se uma conversa sobre o tema “Galiza, Carcavelos e Ferreira do Alentejo: Aliados pelo vinho”, com a presença de Manuel Rajo, Irmandinho da Irmandade dos Vinhos Galegos da Ribeira Sacra da Galiza, Presidente dos Amigos do Vinho da Ribeira Sacra e presidente da Fundação Ara Solis, Nuno Alves, Chanceler da Confraria dos Vinhos de Carcavelos, e Presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos-Parede e dos vinhos do Concelho de Ferreira do Alentejo, a Enóloga da Herdade do Pinheiro Ana Bicó e os vinhos da Quinta da Pacheca. Este evento realizou-se na Taberna do Lelito em Ferreira do Alentejo.

12 Dezembro | 18h

Conversa sobre o tema “Nos 100 anos de Mário Soares” pelos seus filhos Dra. Isabel Soares e o Dr. João Soares, tendo no local a Exposição “Soares sempre fixe” de Inácio Ludgero.  A apresentação dos palestrantes será realizada pela Draª. Maria João Pina e pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo Dr. Luís Pita Ameixa. Evento a realizar na Universidade Popular de Ferreira do Alentejo.